Radiação, Irradiação, Convecção
________
20320-3810E.E.B. Profª Minervina Laus
Canelinha – SC
Data: 18/07/2014.
Aluno(a): Daniel Boris da Silva Turma: 2°03
Professor(a): Gerson Silva
Disciplina: Física.
Processos de transmição de calor
(Condução, Convecção Irradiação) Introdução Neste trabalho veremos sobre os processos de transmissão de calor, Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação.
A condução: de calor é efetuada através de sólidos, devido ás agitações moleculares e fluxo de elétrons livres existentes nesses materiais.
A convecção: acontece nos fluídos e gases. O calor é transmitido através da movimentação molecular do fluído.
A radiação: acontece no vácuo através de ondas eletromagnéticas.
Desenvolvimento
Condução: calor é transferido por condução quando átomos adjacentes vibram um contra o outro, ou quando elétrons movem-se de um átomo a outro. Condução é maior em sólidos, onde uma rede de relações espaciais relativamente fixas entre átomos ajuda a transferir energia entre eles por vibração.
Condução de calor é diretamente análoga à difusão de partículas em um fluido, na situação onde não há correntes de fluido. Este tipo de difusão de calor difere da difusão de massa em comportamento, apenas na medida em que pode ocorrer em sólidos, ao passo que a difusão de massa é bastante limitada em fluidos.
Metais (e.g. cobre, platina, ouro, etc.) são normalmente os melhores condutores de energia térmica. Isto é devido à forma que os metais são quimicamente ligados: ligações metálicas (em oposição a covalentes ou iônicas) tendo elétrons de livre movimento os quais são hábeis em transferir energia térmica rapidamente através do metal.
Condução de estado estacionário é a forma de condução que ocorre quando a diferença de temperatura conduzindo a condução térmica é tão constante que, após um tempo