Projeto de display de 7 seguimentos
Introdução Transferência de calor (ou calor) é a energia térmica em trânsito devido a uma diferença de temperatura. Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios diferentes, ocorre, necessariamente, transferência de calor. Os diferentes tipos de processos de transferência de calor são: condução, convecção e radiação térmica, conforme mostrado na Fig. 1.
(a) condução
(b) convecção Figura 1. Modos de transferência de calor.
(c) radiação
Condução É a transferência de calor que ocorre através de um meio estacionário, que pode ser um sólido ou um fluido, quando existir um gradiente de temperatura nesse meio. Convecção É a transferência de calor que ocorre entre uma superfície e um fluido em movimento quando eles se encontram em temperaturas diferentes. Radiação Térmica É a energia emitida na forma de ondas eletromagnéticas por toda a matéria que se encontra a uma temperatura não-nula. Na ausência de um meio que se interponha entre duas superfícies a diferentes temperaturas existe transferência de calor por radiação.
Aula 1 – Transmissão de Calor
Introdução à Transferência de Calor
1
Uma diferença fundamental entre os modos de transferência de calor é que, enquanto a transferência de calor por condução e convecção requer a presença de um meio material, a radiação não necessita dele. Na realidade, a transferência por radiação ocorre de forma mais eficiente no vácuo.
Equações das Taxas de Transferência Como engenheiros, é importante entendermos os mecanismos físicos presentes nos diferentes modos de transferência de calor e estarmos aptos a utilizar as equações das taxas de transferência de calor para quantificar a energia que é transferida por unidade de tempo. Condução A palavra condução está intimamente ligada aos conceitos de atividade atômica e molecular, uma vez que são processos físicos que ocorrem a esses níveis os responsáveis por esse modo de transferência de calor. A