Determinação curva maquinas de fluxos
dEvc Ee Es E g dt
onde EVC é a taxa de energia acumulada no volume de controle e Ee , E s , E g são respectivamente a energia que entra, que sai e a gerada no volume de controle (na forma de energia térmica). Para um processo em regime permanente (ou regime estacionário):
0 Ee Es Eg ou seja, não há variação de energia (acumulo ou redução) dentro do volume de controle. 2. Modos de Transferência de Calor: Existem três formas através do qual o calor pode ser transferido. São elas: a) Condução de calor: ocorre através da difusão de calor em meios sólidos ou em líquidos e gases. Em líquidos e gases a difusão ocorre através da colisão entre moléculas e átomos que formam o meio. Em sólidos, a difusão ocorre através da difusão da rede de átomos ou moléculas do sólido. Para um volume de controle infinitesimal, a equação que descreve o balanço de energia para processos puramente difusivos é chamada de equação do calor, sendo descrita da seguinte forma (em coordenadas cartesianas):
T T T T k k y z k z q c p t x x y
onde k é a condutividade térmica do (no SI é dado em W/mK). Esta equação também poderia ser escrita de uma forma ligeiramente diferente através da definição da difusividade térmica α:
k c p
Com α é possível ter uma ideia da capacidade do material de conduzir a energia térmica em relação a capacidade de armazena-la. Materiais com altos valores de α responderão rapidamente as condições a eles impostas, diferentes de materiais com α responderam mais lentamente, levando mais tempo para entrar em equilíbrio. Esta análise só tem sentido para problemas