Difusão simples e facilitada
Departamento de Ciências Naturais
Ciências Biológicas: Bacharelado
Disciplina: Biologia Celular
Aluna: Kellen Fabiane
Lista de exercícios.
1. Defina difusão facilitada e a diferencia da simples difusão:
A difusão é um processo espontâneo, portanto passivo, em que as partículas de um soluto se espalham (difundem) em uma solução. Esse processo sempre ocorre com a passagem de soluto da região mais concentrada para a menos concentrada, resultando na igualdade das concentrações das soluções envolvidas. A difusão facilitada é também um processo passivo de passagem de substâncias de um lado ao outro da membrana plasmática (não implica gasto de energia por parte da célula), só que neste caso o processo acontece com a ajuda de proteínas chamadas permeases. Essas proteínas são responsáveis pelo reconhecimento de substâncias que devem entrar na célula, como a glicose, por exemplo, fazendo-as atravessar a membrana plasmática.
2.Dê um exemplo de osmose e difusão:
Osmose: ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o açúcar recebe a água contida nesta fruta.
Difusão: a nicotina entra mais rapidamente na corrente sanguínea do não fumante do que na do fumante, isto ocorre devido ao fato desta substância não estar presente na corrente sanguínea do indivíduo que não fuma.
3- O que são permeases ?
As permeases são Enzimas transportadoras que participam no processo de difusão transmembranosa, facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples, demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualarem em suas concentrações.
4- O que é o transporte ativo e por que ele ocorre
O transporte ativo é um processo caracterizado pela passagem dos solutos do meio menos concentrado para o mais concentrado. Para tanto, há gasto energético
5- .Dê um exemplo de transporte ativo e suas definições:
O exemplo clássico de transporte ativo é a BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO.