Difus O Da Tecnologia
A mudança tecnológica é um processo complexo, constituído pela inovação e difusão de novos produtos ou processos. Os modelos teóricos que a analisam se diferenciam principalmente no modo de estudar a relação entre suas duas fases componentes. Para alguns modelos, a inovação e a difusão são duas fases distintas e separadas que se realizam em momentos diferentes. Para outros, a inovação e a difusão são duas fases interdependentes. Neste trabalho, examina-se as características da mudança tecnológica com base na literatura desenvolvida nos últimos trinta anos, identificando a natureza da tecnologia e caracterizando a dinâmica e direção da mudança tecnológica. Conclui-se que a mudança tecnológica se caracteriza como um processo não linear mas sim "interativo" em razão de seu caráter essencialmente endógeno e requer políticas ou estratégias específicas destinadas a promover a criação de capacidades tecnológicas.
1. Introdução
A pesquisa sobre a mudança tecnológica vista como um processo envolvendo principalmente a inovação e a difusão de novos produtos ou processos cresceu significativamente durante os últimos anos. Paralelamente a este crescimento, uma nítida modificação na concepção do relacionamento existente entre a inovação e a difusão de novos produtos ou processos pode ser observada. Enquanto os "modelos tradicionais" de interpretação da mudança tecnológica separaram a inovação e a difusão como dois temas distintos, os "recentes" as consideram como inter-relacionadas.
Para os modelos tradicionais, a difusão é considerada estar num nível de análise diferente da inovação. É por isso que os estudos de difusão inscritos dentro destes modelos não consideram o processo de inovação mas começam a partir de um ponto em tempo quando a inovação já está em uso. Neste sentido, as primeiras pessoas ou unidades produtivas que adotam uma nova técnica são vistas como inovadoras; e, a difusão, subseqüente à fase de adoção ou inovação desta técnica, é