Luana 1
Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares
Antônia Simone Alves de Araújo
Deiviane Mendes Machado
Islane Nascimento
Maria Bianca Ribeiro
TRABALHO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO E NA ESCOLA
JULHO- 2015
RIO BRANCO – AC
Escola Estadual Veiga Cabral
Histórico
A Escola Estadual Veiga Cabral entrou em funcionamento em março de 1949 e tinha como objetivo denominação escola Quinari. Já em 1953 3 1954 veio o inspetor do D.E.C. Departamento de Educação e Cultura, o Sr° Francisco das Chagas Cabral. O endereço da escola era onde atualmente localiza-se a Avenida Castelo Branco.
O nome da escola é homenagem ao professor Mário Ela Veiga Cabral membro da Academia Brasileira de Letra. Ela foi criada pelo decreto governador Jorge Kalume.
Como a escola era antes
A escola Veiga Cabral era construída em madeira com apenas uma sala de aula e somente um tempo depois que a mesma veio a funcionar no turno vespertino. A primeira diretora foi a Senhora Diva Pereira de Souza no ano de 1963 nomeada ao cargo pelo Governo José Augusto de Araújo. Em 1964 entra como diretor da escola o Sr°. Augustinho Barbosa. Vale ressaltar que até o ano de 1986 os diretores da escola, sendo este um total de 7 (sete), eram indicados pelo Governador e exerciam a direção da mesma por 2 (dois) anos.
Já em 1969 a vila Quinari ganha a escola com estrutura em alvenaria localizada na rua 3 de maio dos Edis, s/n, bairro centro, onde é localizada até hoje. A escola Veiga Cabral foi a 1ª escola do município de Senador Guiomard. Entre o seu primeiro dia de funcionamento que foi em 1949 até a sua inauguração pelo então governador Jorge Kalume que foi em 1970 foram 21 anos.
A escola hoje
A instituição ainda continua localizada no mesmo endereço e o seu funcionamento se dá em 3 (três) turnos: matutino, Vespertino e Noturno, sendo que à noite funciona o Ensino Médio para a Educação de Jovens e Adultos-