Rendimento De Uma Rea O Qu Mica
Uma reação química não pode ser considerada como um sistema ideal, ou seja, que poderá ser previsto quantitativamente em exatidão. Vários fatores podem estar envolvidos em um processo laboratorial cujo resultado obtido não satisfez o teorizado. “A palavra estequiometria vem do grego e significa medir algo que não pode ser dividido”.
Em Química, o rendimento (ou rendimento químico ou ainda rendimento da reacção) é a quantidade de produto obtido numa reacção química. O rendimento absoluto pode ser dado em gramas ou moles (rendimento molar).
A maioria das reações químicas realizadas na prática em indústrias e em laboratórios, a quantidade de produto obtido é menor que a quantidade esperada teoricamente. Isso quer dizer que o rendimento da reação não é igual a 100%, pois a massa total dos reagentes não foi completamente convertida em produtos.
Isso pode acontecer devido a diversos fatores, veja os mais comuns:
Podem ocorrer reações paralelas à que desejamos e, com isso, uma parte de um ou de ambos os reagentes é consumida, formando produtos indesejáveis;
A reação pode ficar incompleta por ser reversível; assim, parte do produto formado é novamente convertida em reagentes;
Podem ocorrer perdas de produto durante a reação, como ao serem usadas aparelhagens de má qualidade ou por algum erro do operador.
Uma reacção química ocorre sempre que uma ou mais espécies, os reagentes, se transformam em espécies diferentes, os produtos de reacção. Durante uma reacção química ocorre quebra de ligações nos reagentes e formação de novas ligações para os produtos de reacção.
As reacções químicas são representadas por equações químicas, em que se apresentam os símbolos ou fórmulas químicas dos reagentes e produtos de reacção, separados por uma seta ou dupla seta, assim como os estados físicos das diferentes espécies químicas intervenientes na reacção, em que os reagentes aparecem do lado esquerdo da seta e os produtos de reacção do lado direito.
A