Dificuldades encontradas pelo professor em sua prática pedagógica
Módulo: 1 e 2
Título: Dificuldades encontradas pelo professor em sua prática pedagógica
Aluno: Iracema Rezende de Oliveira Araujo
Disciplina: Metodologia do Ensino Superior
Turma: MES30EAD_T0073_0313 MES30EAD
Introdução
O mundo vive em constantes transformações e passa por uma fase imediatista com informações jorrando por todos os lados com muita pressão. A globalização abriu a vida das pessoas à cultura, dinamismo e fluxo de ideias diante do conhecimento. Deixando clara a necessidade de transformação da atividade educacional e da atualização das práticas de ensino, revisando seus conceitos, principalmente os novos papéis em relação ao docente. É preciso repensar no sistema educacional com auxílio da teoria pedagógica, das subjetividades (e a influencia que estas exercem em sala de aula), e a prática docente para prever os próximos passos e compreender o novo papel do professor nessa nova sociedade.
Hoje a informação está acessível a todos, informações que nem sempre são confiáveis. O grande volume de informações existentes contribui para tornar o conhecimento uma ferramenta à disposição de todos, professores e alunos. Nessa sociedade onde ideias, passam a ter grande importância, pessoas se reúnem para a discussão de ideias, numa tentativa de amenizar os aspectos negativos da globalização.
O pensar é o grande diferencial entre as pessoas e as sociedades. Por isso, o principal papel da educação nesse processo é o de fazer os alunos pensarem. Mas o que é o pensar? Segundo Nora K. e Vitório Hosle (1998): Pensar é duvidar e criticar e não é repetir ou reproduzir, pensar é também sentir e intuir.
A frase de Descartes não é de todo certa: não se trata de "penso, logo existo", mas penso, logo vivo. Viver é encontrar seu próprio caminho e evitar permanentemente a tentação do fácil. O fácil é não pensar
A universidade precisa se transformar, o professor passa a ter vital importância nesse processo, deixa de ser o