Dificuldades de aprendizagem
Este trabalho tem por objetivo analisar as teorias de diversos autores que abordam a dificuldade de aprendizagem; suas causas e conseqüências, buscando melhor articulação de suas teorias com a prática pedagógica; auxiliando pais e professores frente ao desafio de educar crianças com dificuldade de aprendizagem, melhorando a autoestima desse estudante, desvendando o mito de que essa deficiência é unicamente neurológica. As consequências dessa dificuldade: o baixo rendimento escolar o que afeta a autoestima do estudante da família e de certa forma do professor que se sente impotente por não conseguir atingir seus objetivos que é o de ensinar. Ensinar uma criança considerada “anormal” perante as outras requer, além de paciência, amor, conhecimento das causas e conseqüências dessa deficiência, e deve ser entendida como uma tarefa não só pertinente ao professor que educa mas, de todos os envolvidos na responsabilidade de preparar essa criança para desafios futuros: famílias, professores, escolas e outras instituições publicas e privadas.
Neste trabalho, buscaremos maior compreensão sobre a relação entre autoestima e a dificuldade de aprendizagem, fatores estes que devem estar ligados e, sintonizados para obter-se um resultado satisfatório. Neste sentido, a presente pesquisa bibliográfica, busca refletir sobre a importância da autoestima na vida da criança para o desenvolvimento de seu aprendizado.
. Neste sentido, a presente pesquisa bibliográfica etnográfica, busca refletir sobre a importância da autoestima na vida da criança para o desenvolvimento de seu aprendizado, assim como o ambiente em que ela está inserida.
Palavras-chave: Afetividade, Autoestima, Família.
SUMÁRIO
Página
INTRODUÇÃO...........................................................................................................08