Dificuldades de aprendizagem no contexto familiar – escolar
Resumo
Ao longo deste trabalho pretende-se analisar uma realidade no contexto escolar brasileiro, as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos no ambiente escolar, e também fortalecer os vínculos família-escola.
É notável o número de crianças e jovens que encontram problemas relativos à aprendizagem, e que têm como conseqüência o fracasso escolar em suas vidas. Fazem parte de um grupo, dentro da sociedade, de alto risco para desarranjos psicossociais futuros, o que requer trabalho pró-ativo para encaminhamento dos mesmos.
Muitas vezes, as pessoas atingidas apresentam pré-disposição, são mais susceptíveis a apresentar dificuldades de aprendizagem, circunstanciada pelo seu desenvolvimento psicológico e/ou emocionais.
Na verdade, mesmo aqueles que apresentam recursos cognitivos para aprender estão quase sempre envolvidos numa situação problemática que impulsiona criança e família a demandarem recursos da comunidade, fora do ambiente escolar, o que pode contribuir, efetivamente, para melhores resultados.
Diante disto, faz-se necessário uma estrutura de serviços públicos de saúde, ajuda psicológica e atendimento especializado com psicopedagogos, visando obter algum tipo de apoio profissional que ajude a lidar com a crise do fracasso escolar.
A consciência da relevância de uma ação recíproca entre família-escola vem a fortalecer os vínculos entre indivíduos e a necessidade de parcerias, promovendo benefícios para o aprendiz e permitindo seu desenvolvimento integral.
Palavras chaves: Criança. Família. Escola. Dificuldade de Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Levando em consideração que o fracasso escolar é item negativo no processo de aprendizagem, e está cada vez mais presente no cotidiano escolar, aumenta a preocupação com este fator, o qual induz alunos a conviverem com uma triste realidade, passando a enfrentar um círculo vicioso em que se destacam suas crises psicológicas e aquelas