Dificuldades Da Langua Portuguesa
Se você já teve dificuldade em saber exatamente que palavra ou expressão usar em português...Parabéns! Você é normal! (rsrsrsrs). Brincadeiras à parte, uma certa dificuldade é comum devido às inúmeras variações possíveis. Aqui estão algumas das dificuldades mais comuns no dia a dia.
acerca a cerca cerca de há cerca acerca= advérbio- com referência a - Falei acerca do assunto. a cerca= artigo = substantivo- A cerca está muito alta. cerca de= aproximadamente- Ele falou cerca de trinta minutos há cerca= verbo haver + locução prepositiva- aproximadamente- Falei há cerca de vinte minutos. alerta interjeição- invariável- As sentinelas estão sempre alerta. ambos forma dual- evitar usar a forma “ambos os dois” anexo adjetivo- Os documentos estão anexos aos requerimentos. em anexo- expressão invariável- Os documentos estão em anexo.
a há ah
A = referência a tempo futuro- Sairei daqui a dez minutos.
Há= referência a tempo passado- Estou doente há 2 dias.
Ah= interjeição – Ah! Como é bom estar em férias a par ao par a par = conhecer, saber – Estou a par de tudo ao par = igualdade- O dólar está ao par co o real afim a fim de afim = adjetivo- próximo- Ele é meu parente afim. a fim de =(com a finalidade de) locução prepositiva- Viajou a fim de se esconder. a princípio em princípio a princípio = no começo (tempo) – A principio era o Verbo. em princípio = concessão, aceitação- Em princípio nada impede que você vá. ao encontro de de encontro a ao encontro de = relação de concordância- A proposta veio ao encontro do meu desejo. de encontro a = relação de oposição, ou discordância- O carro bateu de encontro ao muro. a distância à distância sem crase no a, quando a distância não for conhecida. com crase no a, quando a distância for conhecida. bastante adjetivo- dando idéia de “suficiente”Havia bastantes pessoas na sala. advérbio- Dá idéia de intensidade - Os alunos estudam bastante.