Dificuldade
A ERA VARGAS
[pic]
FIGURA 1: Getúlio Dornelles Vargas
Fonte: historiaebiblia.blogspot.com
Este curso foi elaborado pela profa Ivonete Maria Parreira, Graduada em História pela UFG/Go. Qualquer dúvida ou sugestão em relação ao curso envie para www.conhecer.org.br. Bons estudos!!!
INTRODUÇÃO
Getúlio Dornelles Vargas foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos, possuía um comportamento controverso, amado por muitos e odiado por outros tantos, tinha uma habilidade extraordinária de conciliação, fazia pequenas concessões para acalmar os entraves políticos. Não será possível, neste pequeno curso, decifrar todo o governo de Vargas, sendo necessário ao aluno (a) realizar outras leituras, inclusive por encontrar diferentes pontos de vista em relação ao regime de governo adotado por Getúlio. A permanência de Getúlio Vargas no governo, por tanto tempo, com um mínimo de desgaste e com uma aceitação popular raramente encontrada na vida pública, pode ser explicada pelo seu profundo senso de realidade. Não era um idealista. Conhecia as limitações à sua volta e evitava o confronto além de suas forças, ora cedendo ora agindo com rigor implacável quando os ventos lhe eram favoráveis. Tinha uma forte intuição para identificar os componentes envolvidos em cada acontecimento, para aplicar o golpe certo no momento exato (VITORINO, 2011). A História política de Vargas pode ser dividida em três momentos (BERNARDES, 2011):
1 – O primeiro, em que Vargas ocupou a cadeira de Ministro da Fazenda na presidência de Washington Luís que seria deposto em 1930 justamente por um movimento liderado por Vargas. Esta ação introduziu o nome de Vargas eternamente na história do Brasil, visto que se não tivesse liderado o golpe seria esquecido como tantos outros ministros.
2- O segundo momento foi o período de 1930 a 1945 com três fases distintas: a primeira, como Chefe do Governo Provisório, que vai de 1930 a 1935. Nesta