Dificuldade de aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita dos Alunos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
RESUMO
O presente artigo pretende abordar concepções sobre a dificuldade de aprendizagem, com ênfase na leitura e escrita, proporcionando aos profissionais da educação maior compreensão sobre as dificuldades dos alunos que interferem no processo educacional, analisando as principais dificuldades que ocorrem na alfabetização, suas respectivas características e as metodologias apropriadas para tal dificuldade.
Visa contribuir para uma educação de qualidade que atenda todas as necessidades, principalmente aquelas que interferem no processo de aprendizagem, e assim todos os que educam tanto mestres, pais e pessoas engajadas no processo ensino-aprendizagem estarão prontas para conhecer e refletir sobre a problemática decorrente na aprendizagem.
A aprendizagem é um aspecto relevante na vida do ser humano, no entanto, os estudos têm constatado várias dificuldades ocorridas durante o processo de escolarização. Considerando que a escrita e a leitura são formas de linguagem mais requisitadas pela escola e se constitui como elemento básico para a avaliação escolar.
Palavras-chave: leitura, escrita, dificuldade de aprendizagem.
Introdução
As dificuldades de aprendizagem se constituem como uma das áreas mais complexas de se conceituar em decorrência da variedade de teorias, modelos e definições que visam esclarecer esse problema.
O desenvolvimento integral do homem e exigências para a formação de qualquer cidadão ocorre no início da escolarização e, portanto, no momento de ingresso no ensino formal. Dificuldades de aprendizagem são indivíduos que apresentam, em determinados momentos, dificuldades específicas, focalizada e limitada. Apresentam dificuldades específicas para aprender, principalmente em relação aos conteúdos acadêmicos.
A