diferir design e arquiteto
CENTRO POLITÉCNICO SENAC
RIO DE JANEIRO – OUTUBRO – 2013
“A DIFERENÇA ENTRE UM ARQUITETO E UM DESIGNER DE INTERIORES”
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da disciplina Informática Aplicada ao Design de Interiores do curso de Design de Interiores do Centro Politécnico Senac.
Rio de Janeiro, 2013
Enquanto profissionais, designers de interiores e arquitetos, exercem atividades semelhantes em seus campos de atuação. Ambos trabalham com processo de criação e para tanto utilizam de técnicas específicas desenvolvidas durante suas formações profissionais.
Contudo, é importante destacar que apesar de atuarem, muitas vezes, no mesmo contexto e com técnicas semelhantes, arquitetos e designers de interiores possuem diferenças quanto aos objetivos de suas formações. Desta forma, o objetivo deste trabalho é indicar de forma sintética as diferenças existentes entre estes profissionais.
Uma primeira diferença possível de ser destacada está relacionada às edificações. Para o arquiteto, existe uma maior liberdade, autorizada legalmente por sua formação, de interferir na estrutura física dos prédios tanto externa como internamente. Neste sentido, o designer de interiores não é autorizado por sua formação a alterar a estrutura física de edificações. No entanto, ele pode opinar ou sugerir alterações, desde que se consulte previamente um arquiteto que deverá estudar as possibilidades. Caberá, então, a este profissional autorizar ou não a alteração sugerida pelo designer. Nesta mesma esteira, o designer de interiores, como próprio título profissional explicita, só pode atuar no interior das edificações. Não é próprio do seu exercício alterar fachadas.
Em específico, o designer de interiores exerce atividades que estão relacionadas a escolha de acessórios, móveis, cores, detalhamento de móveis, elaboração espaços,