Diferenças e semelhanças de Karl Marx e a Ilha das Flores
Agora falando do documentário ilha das flores, tudo começa quando o Sr. Suzuki, japonês, plantador de tomates, despacha seus produtos para os supermercados. Dona Anete, com o lucro do seu trabalho vai a um supermercado e compra tomates e carne de porco para fazer o seu almoço, e da sua família.
A carne de porco e os tomates são os ingredientes principais na refeição que está sendo preparada por Dona Anete para sua família. Entre os tomates comprados por Dona Anete havia um considerado impróprio para o consumo humano. Esse produto foi atirado no lixo.
Como acontece todos os dias, o lixo foi recolhido. O que é identificado como lixo orgânico é separado e utilizado como alimento para os porcos de um dos criadores estabelecidos num dos lixões de Porto Alegre, ironicamente chamado de "Ilha das Flores". depois da coleta seletiva, que indicou o que poderia ser aproveitado pelos suínos, ele fica disponível para a população, onde se alimentam do que é “deixado pelos donos dos porcos ”, ou seja que não presta nem para os porcos se alimentarem. O argumento principal do filme é de como o capitalismo gera desigualdade, mostrando desde as raízes de como a busca pelo lucro impede o ideal de bem-estar da sociedade, aumentando a desigualdade. Quando a pessoa não possui dinheiro para comprar algo, ela tem suas escolhas limitadas,