Ciências Sociais
O presente trabalho consiste no conjunto de registros argumentativos, críticos e reflexivos sobre a temática das Ciências sociais e sua representação na sociedade. Tendo em vista que a Sociologia estuda a vida dos indivíduos em sociedade, faz necessária a interpretação e a reflexão sobre os processos de transformações destas relações sociais e suas estruturas. Definiremos o significado de cultura, indivíduo e sociedade, para uma melhor compreensão das concepções da Sociologia no cotidiano, sendo abordados também aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais.
Para compreendermos as desigualdades sociais e a exploração do meio ambiente de uma perspectiva sociológica às relacionamos aos fundamentos sociológicos. Com vista a um contexto de preocupação social, as desigualdades sociais condicionam indivíduos de pouco poder aquisitivo à inserção em um espaço urbano desigual e fragmentado e a exploração do meio ambiente, que traduz a exploração e o desrespeito pelos recursos naturais, inviabilizando os recursos que o próprio ser humano necessita para sobreviver. A Sociologia nos viabiliza a relação entre a condição socioeconômica da população.
Concepções da Sociologia no Cotidiano
O estudo das interações sociais é fator importantíssimo na sociologia. Em nossas rotinas diárias as interações são inevitáveis; o estudo de nossa vida cotidiana nos mostra como seres humanos poder agir criativamente, sendo capazes até mesmo de moldar a realidade. Para tanto a cultura será fator determinante de transformação social, sendo primeiramente responsável pela transferência de normas e valores, de indivíduos para indivíduos e da sociedade para indivíduos.
Embora o comportamento social seja guiado por normas e expectativas partilhadas, cada indivíduo percebe sua realidade de acordo com o seu passado, interesse e motivação, sendo praticamente totalmente influenciado pela cultura que lhe é imposta ao nascer.
Cultura pode ser definida como a arte