sdfghjk
O nome de Platão era Aristocles. Platão foi o apelido que ganhou por ter os ombros largos. A palavra grega "platys" da qual se originou é a mesma que deu origem a "platéia" e "praça", que significam espaços largos.
Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Nesse sentido, não se poderá deixar de referir que, à entrada da Academia, segundo fontes posteriores, se lia a máxima: "Que não entre que não saiba geometria".
Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Indagado certa vez sobre a atividade do demiurgo, respondeu: "Ele geometiza eternamente".
Além disso, a Matemática é o modelo de todo o processo de compreensão. Se a missão da filosofia é descobrir a verdade para além da opinião e da aparência, das mudanças e ilusões do mundo temporal, a Matemática é um exemplo notável de conhecimento de verdades eternas e necessárias independente da experiência dos sentidos. Como Platão defende na república, o filósofo deve saber matemática porque "ela tem um efeito muito grande na elevação da mente compelindo-a a raciocinar sobre entidades abstratas.
Biografia de Platão
Biografia de Platão - Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. um ano após a morte do estadista Péricles. Seu pai, Aristão, tinha como ancestral o rei Codros e sua mãe, Perictione, tinha Sólon entre seus antepassados...
Veja o artigo completo em: Biografia de Platão
Amor Platônico de Platão
O conceito/significado de Amor platônico tem origem na grécia onde o filósofo Platão acreditava na existência de dois mundos: o