Diferenças sociais e suas diversidades
Objetivos:
• Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
• Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
• Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
• Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade.
Desenvolvimento de Atividades
Atividade 1 – Reflexão com base no senso comum
Iniciar a aula comentando com os alunos que geralmente a gente pensa que o nosso jeito de ser e de fazer é o normal e nos comparamos com os colegas e com as pessoas à nossa volta. Porém, quando consideramos o outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diferente, é comum acharmos “errado” ou simplesmente esquisito.
Desta forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas tenham jeitos de ser iguais? Será que podemos dizer: aquela pessoa é esquisita, aquela outra não? E aqueles que nós consideramos esquisitos, o que pensam de nós?
Se olharmos para o mundo, vamos encontrar muitas coisas que parecem ser iguais, mas são bastante diferentes! As árvores, por exemplo, tem um jeitão mais ou menos parecido, mas de perto, são diferentes entre si. Mesmo aquelas de um mesmo grupo, de uma mesma espécie, não crescem iguais.
Em seguida questionar os alunos:
O que você gosta de fazer?
Como você costuma assistir às aulas em sua escola?
Como é o “seu jeito de ser”?
Depois de refletirem a este respeito, propor aos alunos que investiguem essa história de igual e diferente para conhecer os outros à nossa volta. Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar uma