Diferenças noticia reportagem
Atém-se à compreensão imediata dos dados essenciais. Converte os fatos em assunto, traz repercussão, o desdobramento; aprofunda.
Apura fatos relatando-os formal e secamente, com o pretexto de se comunicar com imparcialidade. Lida com assuntos sobre fatos e trabalha com o enfoque, a interpretação, de forma menos rígida, variando com o veículo, público e assunto.
Breve, sumária, pouco durável e presa à emergência do evento que a gerou. Completa e rica na trama de relações entre os universos de dados. Trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade e identificação que o tornam relevante; corresponde, frequentemente, à disfunção de algum sistema. Pressupõe investigação e interpretação sobre o fato e seus agentes; não trata da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo preestabelecido.
As pautas de uma notícia são centradas no essencial que recompõe um acontecimento e são apenas indicações de fatos programados, da continuação de eventos já ocorridos e dos quais se espera desdobramento. A reportagem exige uma pauta mais complexa e deve indicar de que maneira o assunto será abordado, apontando para causas, contextos, consequências, novas fontes.
Referências bibliográficas:
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Redord, 2001.
PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
AMARAL, Luiz. Jornalismo: matéria de página. 5. Ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1987.