Diferenças artigo e monografia
Turma: Adm Pública
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
Administrador: Nome do administrador
Aluno: Nome do aluno
SEGUNDA ATIVIDADE
Um artigo tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do artigo.
Uma das principais dificuldades do artigo científico é a exposição das ideias em poucas páginas, abordar o necessário em tão pouco espaço.
Essa diferença ensina a como ser preciso cientificamente, como selecionar com mais base sua bibliografia de pesquisa e como avaliar melhor os dados coletados.
A redação de um artigo científico pode ser precedida pela entrega de um projeto de pesquisa, que servirá para delimitar anteriormente as bases fundamentais da pesquisa a ser realizada e entregue quando da elaboração do artigo científico.
1. Elementos pré-textuais: primeiras informações que identificam o trabalho propriamente dito. Folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário.
2. Introdução: deve ser clara, objetiva, limpa, direcionado ao tema que será abordado na monografia. A introdução fala de forma rápida e sucinta o conteúdo do trabalho. É aconselhável que a introdução seja feita após toda a confecção do trabalho, podendo descrever de forma clara os pontos relevantes, a importância de sua pesquisa.
3. Justificativa: consiste na apresentação das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização do trabalho, a importância do problema a ser estudado, as contribuições no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos e a possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema.
4. Objetivo: o que se pretende atingir, para quê, para quem. Os