Diferença Entre a África do Norte e a Subsaariana
Diferença Entre a África do
Norte e a Subsaariana
Trabalho Desenvolvido na Disciplina de
Geografia Referente ao 3º Bimestre de 2013 do 3ª Ano do Ensino Media da Escola Prof. Sebastião de Oliveira Gusmão – 3ºD Pelo Prof. Marcos
São Paulo
2013
África do Norte
África do Norte, ou África branca (por oposição à África Negra) compreende os países localizados no norte do continente africano, junto ao Mediterrâneo, nomeadamente Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito. No entanto, o Departamento de Estatísticas da ONU inclui nesta sub-região o Saara Ocidental e o Sudão. População Formada por Povos Árabes na sua maioria islâmicos, ou seja, sua principal religião é a Islâmica. Economia baseada na exportação de petróleo, minerais, alimentos (cereais e frutas) e turismo. Originalmente, grande parte da África do Norte era habitada por africanos de raça negra, habitados por africanos de raça branca. Em consequência da desertificação do Saara, grande parte da população negra migrou para o sul, através da costa oriental e ocidental (embora muitos impérios da antiguidade tenham capturado negroides como escravos aproveitando-se da fraca organização social abalada ainda mais pelas radicais mudanças climáticas e assimilando geneticamente, como comprovam vários exames genéticos no entorno do Mediterrâneo).
Banhada pelo mar Mediterrâneo, ao Norte, e profundamente marcada, na sua porção meridional pelo deserto do Saara, estende-se uma África muito diferente da porção Subsaariana. Uma população predominante Árabe e a religião Islâmica são as características mais marcantes. É a África do Norte que reúne Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Mauritânia. Seus indicadores são os melhores do que os da África Subsaariana e não estão entre os mais baixos do mundo. Apenas a Mauritânia, com 0,465, possui IDH baixo até 0,499. O Egito é o país mais industrializado da África do Norte.