Diferença entre leasing operacional e financeiro e comparativo da atual legislação com o novo código comercial
A diferença entre leasing financeiro e operacional está diretamente ligada às intenções da arrendatária no momento de contratar o leasing.
Leasing financeiro:
É a operação na qual a arrendatária tem a intenção de ficar com o bem ao término do acordo, exercendo a opção de compra pelo valor previsto no contrato.
A arrendadora receberá da arrendatária a totalidade dos valores previstos contratualmente. o risco de obsolescência e as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos a operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da arrendatária. no leasing financeiro a arrendante (cia.) recebe 100% do valor do equipamento arrendado, não incorrendo em risco de produto, ou seja, a arrendatária (empresa) sempre opta pela compra do equipamento, previamente estabelecido (vrg) ou, em caso de não exercer a compra, o bem será vendido e a diferença apurada entre o valor da venda e o valor residual garantido será: se for a maior, devolvido a arrendatária. se for a menor, a arrendatária ressarce a arrendante.
Leasing operacional:
É a operação na qual a arrendatária não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato. assim, após a utilização do bem pelo prazo contratual, a arrendatária poderá exercer a opção de compra pelo valor de mercado. a manutenção, a assistência técnica e os serviços correlatos à operação do bem arrendado podem ser de responsabilidade da arrendante ou da arrendatária.
A arrendante corre risco de produto, pois a arrendatária não amortiza 100% do preço do equipamento, tendo, portanto que vendê-lo no mercado para recuperar o restante não amortizado. esta diferença faz com que o leasing operacional tenha um preço diferenciado em relação ao do leasing financeiro, pois imbute o risco adicional de produto.
Em ambas as modalidades de leasing, financeiro ou operacional, eliminam-se a necessidade de