DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO ECONOMICO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Em definição, o Desenvolvimento Econômico é a melhoria do bem-estar e o alcance de uma melhor condição de vida social. Para que haja desenvolvimento Econômico, é preciso haver estreitamento significativo das desigualdades sociais, considerando o crescimento da renda a população e o bem-estar da sociedade, além de significativa mudança de estrutura, como crescimento da participação do produto industrial no produto total. Marx ainda relata na sua obra: O Capital que o desenvolvimento só será alcançado quando o governo passar a planejar sua produção de maneira proveitosa para sociedade.
Um relato interessante da Anistia Internacional sobre o desenvolvimento econômico trouxe a imprensa a situação do notável crescimento econômico registrado em 2006 na Ásia e na Oceania, beneficiando somente uma parte da população e não diminuiu as desigualdades, publicado em Londres, no ano de 2007, acrescenta:
"O desenvolvimento econômico era promissor, mas não melhorou a vida do grande número de pessoas que estavam marginalizados ou sofriam discriminação, como mulheres e minorias étnicas, pois as estruturas de desigualdade subjacentes estavam profundamente enraizadas ”.
Fatores como: vida longa saudável, acesso ao conhecimento, mencionados no IDH , devem ser levados em consideração.
CRESCIMENTO ECONOMICO
Crescimento Econômico é determinado pela variação do PIB e sua relação com o crescimento demográfico de um país - segundo a escola neoclássica. Nos fins da década de 50, o pensamento neo-keynesiano buscou entender o crescimento econômico como um processo, já nos dias atuais o Crescimento Econômico, é avaliado pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas. No entanto, sem implicar em mudanças estruturais e distribuição de renda.
Existem várias teorias de crescimento econômico: A Corrente Clássica (Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus), a Corrente Keynesiana (Damodar-Harrod, Kaldor), a Corrente Neo-Clássica (Solow), Crescimento