Diferença dos Generos TGA
Diferença de gênero
Não só nós seres humanos, como também no reino animal, observamos diferenças, sejam elas físicas ou psicologicamente, entre homem e a mulher, macho e fêmea. Devido a essas diferenças que os primeiros humanos que habitaram a Terra possuíam divisões nos trabalhos. O sexo masculino, considerado mais forte fisicamente, era responsável pelos trabalhos mais pesados, como caça, pesca e até pelas guerras tribais. Já o sexo feminino, por ser responsável pela reprodução, devia criar e cuidar dos filhos e do ambiente em que viviam.
Com o passar dos anos, esse tipo de divisão não teve muita alteração. O homem continuou responsável pelo trabalho pesado e a mulher por cuidar da casa. Com isso, foi criando um estereótipo, em que o homem deve ser forte, rude e valente, enquanto a mulher: delicada, protetora e reprodutora. Criando também a idéia de a mulher ser um sexo frágil, dando entender que o homem era superior fisicamente às mulheres.
Sustentando essa ideologia, no “mundo moderno”, as mulheres continuaram sendo responsáveis por cuidar da casa, enquanto o homem trabalhava fora sendo responsável pelo sustento financeiro familiar. Com isso, o mercado de trabalho era praticamente formado apenas pelo sexo masculino. E com a troca do escambo pelo dinheiro, tinha o poder aquele que o possuía, no caso o homem. Fazendo com que o homem se tornasse também superior financeiramente às mulheres.
Com essa cultura surgiu o gênero masculino e feminino, algumas coisas deviam ser feitas por homens e outras apenas pelas mulheres. E aquele(a) que se mostrasse contra essas imposições eram motivos de críticas. O homem que fizesse coisas destinadas às mulheres era chamado de afeminado e caso o contrário, a mulher era conhecida como mulher macho.
No entanto, junto com tal cultura, carrega-se junto uma dúvida: O homem fazia o trabalho pesado por ser forte ou passou a ser forte por fazer o trabalho pesado? E a mulher?