Diferenciação de fenômenos físicos e químicos
CAMPUS MONTES CLAROS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: JOÃO CARLOS GONÇALVES
PRÁTICA 7:
FENÔMENOS FÍSICOS OU QUÍMICOS
LUCAS RAFAEL LOPES GOMES:
VANCARLOS GONÇALVES DIAS:
Montes Claros – Minas Gerais
Outubro-2012
Introdução
Qualquer modificação que ocorra com a matéria é considerada um fenômeno: água em ebulição, massa do pão ‘crescendo’, explosão de uma bomba etc. Os fenômenos podem ser classificados em físicos ou químicos.
1. Fenômenos Físicos: Nesses fenômenos, a forma, o tamanho, a aparência e o estado físico podem mudar, porém a constituição da substância não sofre alterações.
Os principais fenômenos físicos são as mudanças de estado físico. 2. Fenômenos Químicos: Quando ocorre um fenômeno químico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias. Então, dizemos que ocorreu uma reação química.
Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova substância está associada à: * Mudança de cor. Exemplos: queima de papel; cândida ou água de lavadeira em tecido colorido; queima de fogos de artifício. * Liberação de um gás (efervescência). Exemplos: antiácido estomacal em água; bicarbonato de sódio (fermento de bolo) em vinagre. * Formação de um sólido. Exemplos: líquido de bateria de automóvel + cal de pedreiro dissolvida em água; água de cal + ar expirado pelo pulmão (gás carbônico). * Aparecimento de chama ou luminosidade. Exemplos: álcool queimando, luz emitida pelos vaga-lumes.
Porém, algumas reações ocorrem sem essas evidências visuais. A formação de novas substâncias é constatada pela mudança das propriedades físico-químicas.
Usberco e Salvador ¹
Objetivo:
Analisar e diferenciar fenômenos químicos e físicos.