Diferenciar, Personalizar, Interagir, Identificar
Não é só preço que vende, é toda a combinação de atendimento, qualidade e oferta que você vai oferecer, diferenciação na vitrine, trilha sonora na loja que anime o cliente a comprar, pagina na web. Para efetivamente causar esse efeito em seus clientes, o que é viável fazer? Entregar o produto comprado antes da hora? Entregar um brinde junto? Algo que ele poderá usar junto com o que ele comprou? Um vale desconto para uma próxima compra? Lembre-se: por mais que isso gere um custo, se o seu cliente voltar a comprar com você, esse custo acaba virando ‘investimento de captação/marketing’ – ou seja, é possível fazer as contas para decidir que ação tomar.
Personalizar:
Cupons de descontos para as próximas compras e o cartão fidelidade, descontos no mês de aniversario, canto da criança. Ter uma arquitetura jovem, aconchegante um visual q atraia o publico alvo.
Interagir:
Permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. “Oriente os operadores dos caixas a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido na loja. Clientes muito especiais, que adquirem com frequência, podem até ser contatados por telefone” e também peça uma avaliação. Pelo Twitter, Facebook ou e-mail, divulgue novidades que possam interessar aos seus consumidores, divulgação em rádios, desfiles...
Identificar:
Além dos dados de praxe, como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente e armazene o seu histórico de compras. Procure também explorar mais informações sobre o seu perfil através de formulários mais completos, ofereça algum brinde ou que se promova um sorteio para premiar o cliente pelo esforço extra. Com estas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada. Utilize o histórico de compras e faça contato quando tiver um produto ou serviço que se adeque ao perfil dele, baseando-se em aquisições anteriores.