Diferenciais de material de moveis
MDF e MDP: Qual é a diferença?
Na hora de comprar determinados móveis todo mundo tem dúvidas sobre que tipo de material escolher: MDF ou MDP? Mas, qual é a diferença entre eles? Algum é melhor que o outro?
MDF: placa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão.”
MDP: Partículas de madeira de media densidade aglutinadas entre si + resina uréica com alta temperatura e pressão.
Principais diferenças entre os dois
Enquanto uma é feita de fibra de madeira MDF, a outra é de partícula de madeira MDP, a principal diferença entre o MDF e o MDP é a limitação de uso. Enquanto o MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas, entalhamento ou seja desenho em baixo relevo, por exemplo(roupeiro Congonhas) o MDP tem limitações que favorecem o uso desse material em artigos de linha reta, como portas, prateleiras, gavetas e demais peças retas. Outra diferença entre os dois materiais é que o MDP apresenta alta absorção de tintas no acabamento final e o MDF não. Assim, para essa finalidade, as placas de MDF tornam-se mais vantajosas, já que permitem, por exemplo, que a finalização em laca seja mais homogênea, sem irregularidades na superfície, porém o MDP permite melhor atarrachamento do parafuso e tem menor custo de fabricação.
No final das contas, não tem melhor nem pior. Cada um tem seu papel e os dois são excelentes quando usados na aplicação correta.
Hoje em dia, algumas fábricas, usam uma película de mdf na parte externa de portas e gavetas de roupeiros e armários, permitindo assim um melhor acabamento. Ex ;(Arapongas, Kappesberg, Ubá)
Pinturas: UV: ultra