parasitologia
INTRODUÇÃO: O S. Mansoni é a espécie causadora da esquistossomose no Brasil, ela causa a esquistossomose intestinal ou mansônica. Essa doença é conhecida popularmente como barriga d’agua ou xistose.
MORFOLOGIA:
-Macho: mede cerca de 1 cm. Possui cor esbranquiçada, corpo coberto de tubérculos. O corpo pode ser dividido em duas porções: a anterior, na qual encontramos a ventosa oral e ventosa ventral (acetábulo) e a posterior, onde encontramos o canal ginecóforo; este é formado por dobras das laterais do corpo para albergar a fêmea e fecundá-la. -Fêmea: Mede cerca de 1,5 cm (é maior q o macho). Tem cor mais escura, devido ao ceco com sangue semidigerido, com tegumento liso.
- Ovo:
Mede cerca de 150 m de comprimento por 60 de largura, com formato oval e na parte mais larga apresenta uma espícula voltada para trás (fig.7). O que caracteriza o ovo maduro é a presença de um miracídio formado, visível por transparência da casca. É a forma normalmente encontrada nas fezes.
- Miracídio: Apresenta forma cilíndrica, com o corpo recoberto de cílios que lhe permitem a movimentação dentro da água (fig. 8). Possuem “glândulas de penetração” que os ajudam a penetrar nos moluscos e terminações sensoriais que permitem existir um tipo de quimiotropismo para os moluscos.
- Cercária: Formada pelo corpo cercariano e a cauda bifurcada (fig.9), possui duas ventosas: a oral, que apresenta as glândulas de penetração e a ventosa ventral, com a qual a cercária se fixa na pele do hospedeiro no momento da penetração.
CICLO: Ao atingir a maturidade no sistema vascular do homem, os vermes adultos alcança as veias mesentericas, migrando pela corrente circulatoria as fêmeas adultas fazem a postura no nivel da submucosa. Uma femea põe cerca de 400 ovos por dia, sendo q 50% deles alcançam o meio exterior. Os ovos colocados no tecdios demoram cerca deuma semana para se tornarem maduros, esse é o tempo necessario para q eles