DIFERENCA ENTRE MERCADOS DE CAPITAIS
Visando a intermediação financeira, o mercado financeiro é segmentado em quatro alicerces, que possuem semelhanças e diferenças entre si. As subdivisões estabelecidas são: Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
O mercado monetário é onde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo. Além disso, tem como objetivo o controle da liquidez econômica, ou seja, o controle do volume de papel moeda em circulação. Nessa modalidade de mercado o bem negociado é a moeda e o preço da taxa de juros através de títulos públicos, por exemplo.
O objetivo do mercado de capitais é canalizar os recursos financeiros da sociedade (investidores), para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas através da compra e venda de ações, títulos de dívidas, etc., viabilizando assim o processo de capitalização das mesmas. Essas operações se dão por meio de diversas modalidades de financiamentos a médio e longo prazo.
Já o mercado de crédito é voltado para operações de financiamento a curto e médio prazo, na qual é disponibilizada a concessão e a tomada de crédito para indivíduos ou empresas.
Essas três modalidades tem em comum o financiamento e concessão de crédito e/ou recursos para diversos entes, como por exemplo, o governo, pessoas físicas ou empresas privadas, o que as difere são os prazos envolvidos em cada tipo de operação, bem como a taxa de juros aplicada, a finalidade do recurso disponibilizado e as entidades que intermediarão cada uma das operações realizadas.
O mercado de câmbio é aquele em que ocorre a negociação de moedas estrangeiras e pessoas interessadas em movimentá-las. Esse mercado é bastante utilizado por investidores, exportadores, importadores e empresas que façam negociações internacionais. O mercado de câmbio é o mais distinto entre os outros já