Diferen as entre capitaliza o simples e capitaliza o composta
Módulo: Módulo 2
Atividade: Atividade Individual I
Título: Diferenças entre capitalização simples e capitalização composta
Aluno: Valdinéia Oliveira Araújo Santos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MB23
Introdução
O presente trabalho fala sobre as diferenças entre capitalização simples e capitalização composta.
Toda operação financeira tem quatro componentes essenciais: Valor Presente, Prazo, Juros e Valor Futuro.
Abordarei o conceito sobre as duas formas de juros, aplicadas em todas as operações financeiras, como empréstimo, aplicação, financiamento, desconto antecipado de duplicatas e outras e a importância dos juros para a economia de um país.
O juros é um elemento que faz parte de nossa vida, pois ao fazer uma compra parcelada, um empréstimo e uma aplicação nós queremos saber de quanto serão os juros. Enfim, o juros é a remuneração do capital aplicado ou emprestado.
Resumindo: Juros = VF – VP
Todo dinheiro não aplicado, perde o que poderia está recebendo em forma de juros, ou seja, valerá menos do que o mesmo dinheiro aplicado.
Justificativa
A taxa de juros é muito importante na economia de um país, pois a mesma pode estimular ou desestimular a compra, o consumo, enfim, uma série de fatores da economia.
A taxa de juros tem a função de controlar a inflação de um país, não permitindo que o dinheiro perca seu valor de forma substancial ou progressiva, controla também a vida das pessoas, mantém a ordem e faz a proliferação de capital.
Tendo em vista a importância dos juros para a economia, conclui-se inevitável e essencial a exploração do tema e principalmente o esclarecimento das diferença entre as duas formas de juros: Capitalização Simples e Capitalização Composta.
Desenvolvimento
Capitalização Simples
Antes de explicar o regime de juros simples, é preciso entender que juros e taxa de juros não são a mesma coisa.
“Chamamos de juros (ou rendimento) o valor que diferencia uma etapa do processo financeiro da