EMPREENDEDORISMO
401 palavras
2 páginas
Empreendedorismo no BrasilConforme a entrevista dada pelo professor José Dornelas realizada pela Rádio Câmara, podemos ressaltar várias dicas citadas por ele nesta entrevista, como, por exemplo, a grande importância do planejamento de negócio, muitos empreendedores esquecem de se informar e pesquisar sobre o negócio que desejam abrir, por este motivo a taxa de mortalidade das empresas no Brasil ainda está em alta em comparação aos países mais desenvolvidos.
Para ampliar seus conhecimentos os empreendedores podem contar com a ajuda do SEBRAE, haja vista que eles disponibilizam de cursos, palestras e aulas on-line, que visam ampliar a visão do empreendedor sobre três atores principais no negócio a abrir, tais como, clientes, fornecedores e concorrência.
Outra dica apresentada é a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que visa demonstrar experiências reais ao novo microempreendedor, tentando assim diminuir o trajeto para alcançar um negócio de grande sucesso.
Após a abertura do negócio devemos analisar os problemas a serem corrigidos, como por exemplo, conflitos entre funcionários, funcionários desmotivados e outros fatores que possam vir a abalar o negócio. Mas o fator de maior importância é a inovação, muitos empreendedores precisam abrir seu campo de novidades para atender diferentes clientes e é claro suprir vossas necessidades.
A vantagem de uma pequena empresa é de que o empresário pode acompanhar de perto seus funcionários podendo assim analisar seu desempenho e suas qualidades, como também saber o modo de relacionamento com cada um.
O empreendedor deve buscar conhecimento, para que não ocorra um dos maiores erros e motivos de um negócio vir a fechar. O empreendedor teve estudar o local adequado, verificar se os clientes daquele determinado local costumam adquirir o produto a ser oferecido, se há muitos concorrentes e o principal saber gerenciar seu próprio negócio.
Portanto apesar do brasileiro possuir características imprescindíveis para os