Diferen As Deficiencia
DEFICIÊNCIA
Apolônio Abadio do Carmo
UNIDADE II
ENTENDIMENTOS DE DIFERENÇA
O objetivo dessa unidade é discutir, de forma breve as concepções histórico – filosóficas da diferença.Esperamos que ao término da unidade de ensino os alunos sejam capazes de: identificar e compreender as tendências filosóficas sob as quais assentam os vários entendimentos de diferença humana. Historicamente, a idéia de diferença entre os seres humanos, tem sido entendida de várias formas e comprometido as ações políticas que tentam reparar as desigualdades e as injustiças sociais ocorridas em cada época.
Na antiguidade, por exemplo, o Ser enquanto elemento identitário de todas as coisas explicitou a diferença ontológica, que segundo Heidegger significa a diferença entre o Ser e o Ente.
1
Ente é tudo aquilo a propósito de
que falamos, aquilo a que, de um modo ou de outro, nos referimos. representa a existência e o não-ser a não-existência.
2
O Ser
A tese famosa de
Parmênides o Ser é e não pode não ser, estabelece como significado fundamental do Ser a necessidade, o não poder não ser. 3
Duas outras distinções de Ser que merecem destaque são: o uso predicativo e o uso existencial. No primeiro caso, por exemplo, dizemos João é homem ou a casa é branca; no segundo, João é = existe ou a casa é = existe.
4
Temos clareza que as questões que envolvem o entendimento de Ser e Ente
1
Abbagnamo Dicionário de Filosofia p. 258.
Idem Ibidem p. 315
3
Idem Ibidem p. 851.
4
Ibidem p.846
2
são históricas e não é nossa pretensão nesse texto esgotar essa discussão.
Utilizamos a diferença ontológica para relacionar o entendimento de Ser, com o de não Ser, na relação Eu com o Outro. A questão é saber quem era considerado não Ser no uso predicativo? Esta questão é importante porque, por exemplo, quando a diferença predicativa do Ser era aliada ao logos grego do pensar, da inteligência e da liberdade, apenas alguns Seres (homens livres, aos nobres e