Dietas
O que é ?
Dieta, ao contrário do regime, é uma prescrição alimentar calculada especialmente para você,com a finalidade de fornecer-lhe a alimentação necessária ao seu organismo. Deverá sempre ter uma finalidade educativa. Chamamos de educação alimentar. A dieta deverá ser posteriormente reformulada, pois deve ser adaptada a sua nova situação corporal. Deverá durar toda vida.
Uma dieta deve ser:
Suficiente, contendo as calorias necessárias ao gasto calórico;
Completa, fornecendo todos os nutrientes indispensáveis ao organismo;
Harmônica, distribuindo corretamente os nutrientes calóricos (proteínas, açúcares e gorduras); adequada às condições fisiológicas do indivíduo.
Tipos e características
Os programas alimentares mais conhecidos podem ser divididos em:
Dietas de desintoxicação têm como objetivo eliminar toxinas do corpo: ao limpar o cólon, podem melhorar o sistema circulatório, reforçar o papel do fígado no processo de eliminação de excretas ou direcioná-las a outros órgãos específicos do corpo. O programa alimentar pode incluir ervas e suplementos. Especialistas neste tipo de dieta recomendam que os pacientes se submetam a ela no máximo três vezes por ano. Entretanto, não há comprovações científicas de como elas atuam no organismo.
Dietas de restrição ao glúten são indicadas apenas para pacientes de doença celíaca – condição na qual o glúten provoca uma reação imunológica anormal no corpo. Os potenciais benefícios da restrição ao glúten em crianças com autismo ainda são motivo de discussões no meio científico. Dietas de restrição ao açúcar e carboidratos com alto índice glicêmico são dirigidas a diabéticos e pré-diabéticos, que devem reduzir os níveis de açúcar no sangue. Dietas com restrição de lactose ou de alimentos específicos como o amendoim ou frutos do mar previnem reações em indivíduos que apresentam alergias específicas.
Dietas de combinação partem do princípio de que o que importa não é a qualidade, nem a quantidade. É a