Dietas Normais para diversas etapas do ciclo vital
Dietas Normais para diversas etapas do ciclo vital
1. ALIMETAÇÃO INFANTIL A alimentação é um dos requisitos para um crescimento contínuo e para a vida saudável de uma criança. Essa etapa começa a partir da amamentação do recém- nascido, que dura em média até o 6º mês de vida e continua na introdução de novos alimentos em sua nutrição, como a papinha, a partir dessa idade, até os 2 anos.
É importante que os pais tornem familiar aos filhos o consumo de verduras, legumes, frutas, folhas, cereais, grãos, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e, principalmente, a ingestão de água. Todos esses elementos, combinados de maneira balanceada, conferem um excelente rendimento para a maturidade física e psicológica da criança.
Para que seu filho se alimente adequadamente, se reeducando, seguindo um horário controlado e um cardápio equilibrado, é preciso bastante paciência. As refeições devem transmitir uma sensação agradável e relaxante, não um momento frustrante de obrigação.
2. OBESIDADE DO ADULTO
O aumento do número de pessoas com excesso de peso que se tem verificado nas ultimas décadas é um reflexo das grandes mudanças no estilo de vida, que incluem uma maior proporção de gorduras na alimentação, tendências sedentárias e uma redução no nível de atividade física. O aumento da obesidade entre a população tornou-se também um problema de ordem social e econômica. Os custos das doenças associadas à obesidade representam 4% a 7% do total das despesas de saúde dos países da União Européia. Para prevenir o aumento do peso, recomenda-se exercício regular e consumo moderado de gorduras. As calorias das gorduras podem ser substituídas por calorias provenientes dos hidratos de carbono. Insatisfações, estresse, depressão, frustrações, raiva e ansiedades podem nos levar à compulsão, pois interferem no equilíbrio da nossa mente, por conseqüência, do nosso corpo. Na nossa comunicação com o mundo exterior é um ponto que