Projeto Ergonomia
Escolhemos o posto de trabalho onde são feitas as armaduras de ferro para postes de concreto de até 15 metros de altura, na fabricação dessas peças são utilizados 26 funcionários. Este posto de trabalho funciona da seguinte forma, o trabalhador carrega os ferros da armazenagem ao posto de trabalho, em seguida, coloca os ferros sobre o estaleiro, onde os ferros são soldados às esquadrias que mantém a armadura com o formato do poste. Após isso são transportadas para a armazenagem. A escolha se deu por conta de irregularidades observadas durante o processo, dentre elas: carga excessiva de peso carregada pelos funcionários, posturas incorretas, manejo incorreto dos materiais e local inadequado. 2. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo analisar e corrigir uma situação de trabalho que julgamos errônea, utilizando a metodologia AET – Análise Ergonômica do Trabalho. Observamos os trabalhadores de um posto de trabalho de soldagem das armaduras de ferro para postes de concreto e utilizando esta metodologia iremos diagnosticar e solucionar os principais problemas observados no trabalho.
3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
a) Breve histórico da empresa;
É uma das maiores fabricantes de Produtos Elétricos do Brasil, atua no mercado desde 1962, a empresa possui uma vasta linha de Transformadores, Ferragens Eltrotécnicas, Postes e demais artefatos de Concreto relacionado a linhas Elétricas.
b) Contexto Econômico e Comercial:
Possui alta gama de Clientes, além de vender para o Mercado privado, está o tempo todo efetuando vendas e parcerias com as Concessionárias de Energia, entre elas Copel e Celesc. A Empresa possui uma posição elevada no mercado interno, sendo uma das melhores no Paíse também da América Latina, no mercado externo, está se desenvolvendo, já que já exporta para países das Américas, África e Oriente Médio.
c) Estrutura Organizacional:
A empresa é distribuida em 3 tipos de fábricas, em espaços físicos diferentes, Fábrica de Artefatos