Dieta E C Ncer
DIETA E CÂNCER
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ADEQUADO 6
3 DICAS DE NUTRIÇÃO PARA PACIENTES EM TRATAMENTO DO CÂNCER 8
4 CONCLUSÃO 13
5 REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO 14
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Água 8
Figura 2 - Fibras solúveis 9
Figura 3 - Refeição fracionada 10
Figura 4 - Alimentos crus 11
Figura 5- Cardápio variado..............................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O câncer é definido como uma enfermidade multicausal crônica, caracterizada pelo crescimento descontrolado das células. Sua prevenção tem tomado uma dimensão importante no campo da ciência, uma vez que recentemente foi apontada como a primeira causa de mortalidade no mundo.
Pode ser causado por uma série de fatores, genéticos ou adquiridos. Os genéticos se deveriam a um problema qualquer, nos genes, unidades hereditárias situadas no cromossomo que determinam as características do indivíduo. Os fatores adquiridos podem vir através da radiação (de todos os tipos, inclusive solar), da poluição química do ar, da água e do solo, dos campos eletromagnéticos à nossa volta, do stress que provoca excesso de oxidação no organismo, da comida, da bebida, das drogas - mas, principalmente, das lesões causadas pelos vermes que vivem muito tempo dentro do hospedeiro.
Existem basicamente quatro tipos de câncer: carcinomas, sarcomas, linfomas e leucemia. Carcinomas surgem na pele, nas membranas mucosas, nas glândulas e na maioria dos órgãos. Sarcomas surgem nos ossos, músculos e tecidos conectivos. Linfomas é a forma de câncer do sistema linfático. Leucemia é o câncer do sangue.
Cada célula carrega dentro de si o código genético apropriado dentro de uma molécula minúscula chamada DNA, ou ácido desoxirribonucléico. Faz parte de sua natureza coletar nutrientes na corrente sanguínea de acordo com seu DNA, e entre esses nutrientes estão os aminoácidos que se agrupam em