Dieta hipossodica
DIETA HIPOSSÓDICA
A dieta hipossódica, ou seja, com baixo teor de sódio, principal constituinte do sal comum (cloreto de sódio), está indicada no tratamento de diversas patologias: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, perturbações renais... O sódio tem a particularidade de se associar à água e, portanto, a dieta hipossódica costuma recomendar-se, por exemplo, quando existe uma retenção de água nos tecidos (edemas) e também quando se pretende diminuir o volume sanguíneo (no caso de hipertensão arterial).
Mas nunca se trata de uma privação total do consumo de sódio, primeiro porque isso não seria possível, uma vez que o mineral está presente em praticamente todo o tipo de alimentos, e depois porque o organismo necessita sempre dele, mesmo que seja em pequenas quantidades.
Segundo se calcula, nos países industrializados, consome-se diariamente uma média de 10 a 20 g de sal, muito mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde para a população geral - um máximo de 5 g diários. Mas, no caso da dieta hipossódica, pode ser preciso diminuir ainda mais esta quantidade, embora em grau diferente, segundo as necessidades de cada caso em particular.
Os médicos costumam distinguir três variantes de dieta hipossódica: normal, com uma taxa de 2 a 3 g de sódio por dia; a dieta hipossódica moderada, com uma taxa máxima de 700 a