Estudo de caso dietoterapia
1. Identificação do paciente
J.C.F., sexo masculino, 65 anos, atendido no PS e internado na Gastroclínica do IAMSPE, com queixa de aumento do volume abdominal e diarréia. Natural de Santa Bárbara do Rio Pardo, reside em São Paulo, capital, é casado, policial militar aposentado.
Seu diagnóstico parcial é de ascite + dor abdominal + cirrose hepática por álcool + anemia. Foi diagnosticado, durante a internação, Peritonite Bacteriana Espontânea, devido à presença de E. Coli no líquido ascítico. O mesmo foi acompanhado no período de 31/08 à 16/09/2011.
2. Histórico da Moléstia atual J.C.F., portador de cirrose por álcool + NASH refere aumento do volume abdominal há, mais ou menos, 45 dias, associado ao quadro de dor e diarréia auto- limitada. Associa à falta do uso de DIOSMIN, droga iniciada 10 dias antes do acontecido. O mesmo relatou que houve ingestão de bebida alcoólica “em pequena quantidade”. Não fez uso de AINES e/ou outras medicações diferentes da citada anteriormente.
LAUDO DA COLONOSPCOPIA:
Ceco e papila ileal com morfologias preservadas
Todos os segmentos apresentaram boa distensibilidade, mucosa normal e trama vascular submucosa habitual
Reto sem anormalidade
ULTRASSOM DOPPLER HEPÁTICO
Fígado de morfologia alterada, dimensões retidas
Veia porta de calibre normal
Veias hepáticas de calibre normal e com padrão de fluxo normal
Ausência de dilatação das vias biliares intra ou extra- biliares
Ascite moderada
3. Antecedentes médicos
O paciente fez há, mais ou menos, um ano e meio cirurgia de catarata.
4. Antecedentes familiares A mãe de J.C.F. era portadora da Doença de Chagas, porém morreu de velhice. Não chegou a ser feito tratamento algum, pois a família sempre morou no campo. Seu pai também faleceu de velhice aos 91 anos. Seu irmão faleceu de câncer.
5. Histórico social
J.C.F. mora em São Paulo- Capital, com sua esposa e seus 4 filhos. Mora em casa própria e seus filhos ajudam na renda da