didática
Disciplina: Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
Acadêmico (a):
Tendências pedagógicas e suas abordagens
As ações pedagógicas no ensino brasileiro teve uma motivação pelo momento cultural, envolvendo a sociedade nos movimentos políticos, sociais e filosóficos. Com estas lutas desenvolveram as praticas pedagógicas do Brasil.
As praticas pedagógica estão sendo utilizada pelos professores atualmente na educação segundo Libâneo (1985) esta dividida em categorias que são em tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista. Segundo o mesmo autor a pedagogia Progressista se subdivide em libertadora, libertária e critico-social dos conteúdos.
A pedagogia liberal tem como foco a ideia de que as escolas dispõem o ensino para o aluno conforme o valor da sociedade atual já na pedagogia liberal tradicional a sociedade tem uma posição de assumir um compromisso com a cultura. A renovada progressista consiste em ensinar o aluno, fazendo o que esta adquirindo em sala de aula, dando ao mesma oportunidade de demonstrar a descoberta, o estudo do meio natural e social.
A renovada não diretiva (escola nova) nesta perspectiva a escola tem a preocupação com o psicológico dos alunos. Podendo estar adaptando as pratica pedagógica. A tecnicista aborda a educação junto á sociedade, seguindo leis, princípios científicos dos indivíduos que se integram no sistema social global. As pedagogias progressistas se baseiam nas realidades da sociedade como assunto sociopolítico da educação.
A pedagogia Progressista libertadora permite questionar as relações que o ser humano pode adquirir com a natureza e seu semelhante com intuito de transforma-las.
A pedagogia Progressista libertária a questão pedagógica tem a maneira de transformação da personalidade num significado de saber sistematizado dos alunos.
A pedagogia Progressista critica- social dos conteúdos que tem o papel fundamental de preparar e transformar os alunos para um mundo de