DIDÁTICA
Os objetivos educacionais devem descrever aquilo que os alunos deverão saber ou ser capazes de fazer ao final do curso, e que não eram capazes de fazer antes. Eles devem estar relacionados ao desempenho dos alunos. Bons objetivos educacionais não devem ser abstratos demais (“os alunos compreenderão o que é literatura de boa qualidade”), específicos demais (“os alunos saberão o que é uma base”), nem estar restritos a habilidades cognitivas de nível inferior (“os alunos serão capazes de identificar os países da África”).Cada objetivo educacional individual deve apoiar o objetivo maior do curso, que é o fio condutor que une todos os assuntos que serão abordados e todas as habilidades que os alunos deverão ter adquirido ao final do semestre. Boas práticas estabelecem que não devem existir mais que seis objetivos educacionais. Elaborando os Objetivos Educacionais. Habilidades - O que os alunos deverão ser capazes de fazer após a conclusão do curso.
Conhecimento - O que os alunos deverão saber e compreender após a conclusão do curso.
Atitudes - Quais serão as opiniões dos alunos a respeito do tema abordado pelo curso após sua conclusão. É melhor identificar as habilidades, conhecimento e atitudes que os alunos devem adquirir durante o curso por meio de frases que se iniciem da seguinte forma:
Ao concluir o curso, os alunos deverão ser capazes de. . .
E inserir um verbo de ação forte. Alguns exemplos de verbos que definem o desempenho de alunos em uma área específica incluem:
Explicar
Elencar
Descrever
Demonstrar
Calcular
Relatar
Comparar
Analisar
Objetivos Educacionais e seus resultados
De maneira ideal, os objetivos educacionais devem ser acompanhados de resultados mensuráveis, que descrevam formas através das quais os alunos deverão demonstrar terem alcançado os objetivos de aprendizado. Os métodos de avaliação do aprendizado dos alunos podem assumir diferentes formas: provas (orais ou