Didática
A didática é uma disciplina pedagógica porque assegura a atividade pedagógica na escola. A didática estuda o processo de ensino através dos conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem. É fundamental na formação dos professores, servindo para dirigir a atividade de ensino.
Segundo Libâneo, a didática tem como seus principais elementos a instrução e o ensino. ela se utiliza da realidade como seu objeto de ensino, selecionando conteúdos metódicos e consegue estabelecer conexões entre o ensino e aprendizagem.
O processo didático de transmissão e assimilação do conhecimento resulta no desenvolvimento da capacidade cognoscitiva dos alunos de modo que possam assimilar com mais autonomia os conhecimentos sistematizados.
Para se entender a didática como atividade pedagógica, é necessário compreender o que significa instrução e ensino, a relação entre o currículo, metodologia, procedimentos e técnicas de ensino.
A instrução é o resultado da assimilação concreta dos conhecimentos sistematizados e a capacidade de desenvolvimento cognitivo.
O ensino consiste no planejamento da atividade didática, incluindo também trabalho do professor como direção nas atividades de estudo dos alunos.
O currículo expressa os conteúdos da instrução, nas matérias de cada grau do processo de ensino. A metodologia é o estudo dos métodos e investiga os fundamentos e validades das ciências. Ela pode ser geral ou específica.
Ensinar exige apreensão na preparação da criança e jovens para participação ativa na vida social, é caracterizada pelo trabalho do professor pela instrução e ensino indispensáveis a atividades conjuntas. Sabemos que sem escolarização não existe conscientização da população quanto a certos assuntos, a mesma oferece a possibilidade das pessoas terem seus pensamentos formados, personalidade, sabendo lutar pelo o que é seu por direito. Libâneo, (1994, 35) cita Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui