Didática
Mesmo com todas as limitações que existem a maioria do professorado tem como principal objetivo do seu trabalho conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível, ele tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom ensino.
No ensino fundamental, há professores mais tradicionais, suas aulas acabam por ser sempre igual, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos. Pode até ser que essas práticas de passar a matéria, darem exercícios e depois cobrar o conteúdo na prova, dêem bons resultados, mais esse tipo de aprendizagem não é duradouro. Se for verdade que existem professores tradicionais que sabem ensinar os alunos a aprender dessa forma, a maioria deles não se dão conta de que a aprendizagem duradoura é aquela pela qual o aluno aprende a lidar de forma independente com os conhecimentos.
Os professores que se julgam mais atualizados variam bastante os métodos de ensino, preocupando-se mais com as diferenças sociais e individuais de cada aluno. Essa forma de trabalho didático é sem dúvida bem mais acertada do que a tradicional, mais na hora de cobrar os resultados do processo de ensino, pedem a memorização, a repetição de formulas e definições, as atividades que organizam não levam os alunos a adquirir métodos de pensamento, habilidades e capacidades mentais para poderem lidar de forma independente e criativa com os conhecimentos que vão assimilando. No entanto, o papel do ensino e, portanto do professor é mediar à relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo, para construção de sua aprendizagem.
A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas