Didática Funções da Linguagem
Aluna: Liliane Milene de Souza Sousa. 2º ano.
Letras – Língua Portuguesa
Plano de aula
Funções da Linguagem
Funções
O estudo das funções da linguagem depende de seus fatores principais. Destacamos cada um deles em particular:
Emissor – quem fala ou transmite uma mensagem a alguém
Receptor – (ou interlocutor) – quem recebe a mensagem
Mensagem – a informação ou o texto transmitido pelo emissor
Código – o sistema de sinais que permite a compreensão da mensagem
Referente – o contexto ou o assunto da mensagem
Partindo desses elementos, o linguista russo Roman Jakobson elaborou seus estudos acerca das funções da linguagem para a análise e produção de textos. Em todo processo de comunicação, a linguagem é expressa de acordo com a função que se deseja enfatizar. No momento em que se estabelece uma comunicação verbal, um dos elementos apresentados acima prevalece e determina uma das funções.
Função apelativa / conativa
O objetivo da transmissão da mensagem é persuadir ou convencer o receptor. Os textos publicitários apresentam essa finalidade: influenciar o comportamento do leitor, envolvê-lo com uma mensagem persuasiva. Normalmente, empregam-se verbos no Modo Imperativo,como pronomes e verbos na 2ª ou 3ª pessoas.
Função emotiva / expressiva
Enfatiza-se a linguagem do emissor que expressa sentimentos, emoções, avaliações centradas no ”eu” do seu mundo interior. Predomina nas cartas pessoais, na poesia confessional, nas resenhas críticas ou nas canções sentimentais, assim prevalece o uso da 1ª pessoa.
Função poética
Quando a mensagem é elaborada de forma inovadora, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias. Desenvolve o sentido conotativo das palavras. Predomina na poesia, mas pode ser encontrada em determinadas formas jornalísticas.
Função Fática
A intenção é iniciar um contato através de cumprimentos com uma abordagem coloquial - objetiva e rápida. Em