didática: ação pedagógica e avaliação
A professora Vera pediu que os alunos falassem sobre a localização dos objetos da classe e, a partir das falas deles, foi questionando sobre a posição dos objetos, a distância entre eles, a direção e quantidade. Depois, no pátio, a professora traçou no chão, com giz, os limites da sala obedecendo as suas dimensões reais para que os alunos tivessem espaço suficiente para circular dentro do retângulo como faziam na própria sala. Todos ajudaram a colocar caixas para representar as carteiras e demais móveis e objetos da sala. De volta à sala de aula, os alunos foram convidados a desenhar a sala em uma folha de papel, observando posição, distância, direção e quantidade de objetos da sala. Explicou ainda que, no desenho, os objetos deveriam ser representados com símbolos acompanhados de suas respectivas legendas.
Considerando a sequência acima, estão INCORRETAS as afirmações:
Vera construiu um problema, diversificando as estratégias e os formatos do conteúdo abordado.
A professora deveria ter considerado fazer um levantamento de conhecimentos prévios.
A professora utilizou a técnica “Eu, Nós, Vocês”.
Ao solicitar que os alunos colocassem as caixas para representar as carteiras e outros móveis Vera trabalhou na ZDP dos seus alunos, pois um podia corrigir o outro, até que a localização das caixas estivesse correta.
Correta b. 2 e 3.
Pergunta 2
A partir do conto ―O casamento da Dona Baratinha, uma professora do 2.º ano do Ensino Fundamental propôs a seguinte sequência didática: leitura pela professora, releitura pelos alunos, dramatização, desenho, produção escrita pelos alunos confeccionando o próprio livro da Dona Baratinha. Sobre a prática descrita, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As atividades propostas fazem com que a criança reflita sobre a linguagem, uma vez que recontar por escrito algo lido e ainda criar ilustrações coerentes com o texto escrito exigem aprofundamento na compreensão da história