estudo sinceros diante de deus
Por: Roger Cesar As 21:54
Introdução
Quando olhamos para a nossa roda de amigos, percebemos que estamos acompanhados de pessoas que possuem qualidades que chamam a nossa atenção. Muitos procuram estar do lado de pessoas que gostam de determinado tipo de música, de roupa, pessoas que possuem certos interesses profissionais e até mesmo amorosos. Há ocasiões que nos afastamos de certas pessoas por serem muito diferentes de nós. Outras vezes, quando somos isolados, sofremos até entender que precisamos procurar pelo nosso grupo. Ter um grupo de amigos não é errado e nem pecado. É pecado, sim, isolar uma pessoa porque ela é diferente do resto de nossos amigos. A Bíblia diz que Deus era amigo íntimo de Abraão, diz também que Davi era o homem segundo o coração de Deus. Quando lemos a Bíblia, encontramos várias pessoas pelas quais Deus tinha intimidade, entendemos também que elas possuíam a Sinceridade como uma de suas qualidades.
O Dicionário Online Priberan define sinceridade como: “Qualidade daquilo que é sincero; franqueza, lisura de caráter: a sinceridade é uma virtude preciosa”.
Reza a lenda que quando os artesãos romanos encontravam uma falha em um vaso, elas a preenchiam com cera, lixavam e disfarçavam bem aquela falha, aquela rachadura que, somente num futuro distante seria percebida por quem comprasse aquele vaso. A pergunta mais comum que se fazia no ato da compra do vaso era se o produto era “sem cera” (sine cera em latim vulgar). Daí teria possivelmente surgido a palavra sincera (sincero). Estar sem cera significa não esconder nossas falhas diante de Deus.
Mas como posso ser sincero diante de Deus?
Samuel foi um profeta muito usado por Deus. Foi através da vida dele que o Senhor ungiu os dois primeiros reis de Israel (Saul e Davi). E o fato mais curioso é como Samuel conheceu a Davi (1 Sm 16:1-13). Quando leio Deus falando com o profeta nessa passagem, imagino o Todo-Poderoso com uma voz amável, e num tom bem