didatica
FIG-UNIMESP
Programa Especial de Formação de Docentes –PROEFD
Aluna: Natalia Herrero Hatzimarkou RA: 60130032
Disciplina: Planejamento de ensino e avaliação Prof° Any
Atividade: Dissertação sobre o filme “ Entre os muros da escola”
Com base no filme assistido, existem varias questões relevantes para serem avaliadas, para confrontar na nossa vivência escolar. Em apontamentos, gostaria de confrontar partes importantes do filme.
O professor não consegue interagir com os alunos, os alunos não se interessavam pela aula , o professor não mostrava um incentivo, uma visão diferente de aprendizado sobre os assuntos abordados. No texto de Juan Derval, ele aponta a questão de conhecer o aluno sobre seu conhecimento prévio sobre o assunto abordado em sala de aula, pois os alunos questionam o professor sobre o conteúdo e que varias vezes o professor foge do foco da matéria em sala de aula, por não entender seu método de ensino, em um texto da autora Noemia Lopes, sobre “Auto avaliação: a hora de refletir sobre o seu trabalho”, reflete na postura do professor quanto ao seu desempenho em sala de aula, como ensinar para que os alunos entendam, isso deveria ter acontecido, essa problematização levou ao final do ano, onde os alunos foram questionados do que foi aprendido, muitos com respostas “vagas” e outros que dizem não ter aprendido nada.
Outra coisa importante de ressaltar é a interação entre eles foi percebido a falta de atenção dos alunos, a critica entre eles e ao próprio professor, um ambiente desorganizado. Esses fatores desestimulam o aluno e o professor, desmoralizando a auto estima, isso não deveria acontecer. Segundo a autora Rita Loiola ”As trocas fazem a turma avançar”, a troca de conhecimento, experiência que os alunos trocam entre si e seus professores ajudam no desenvolvimento na sala de aula e ate em problemas sociais.
Um trecho muito interessante da autora a respeito da troca horizontal