didatica
Didática é o conhecimento do ensino; Didática produz a transformação no aprendiz e ele torna-se cada vez mais capacitado.
Os conteúdos de aprendizagem deveriam ser permanentes para realizar e limitar como o objetivo da Didática o processo de ensino. Sendo os conteúdos dos programas, dos livros didáticos, métodos e formas organizativas do ensino, atividades do professor, dos alunos as diretrizes que regulam e orientam.
Não é suficiente dizer que alunos precisam dominar os conhecimentos. É necessário investigar métodos seguros e eficazes para o processo de ensino. A Assimilação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como pensamentos independentes, observação, análise-sintese são um processo de ensino. O propósito de ensino é assegurar aos alunos meios que identificam ativamente os conhecimentos e a compreensão entre alunos, matérias de ensino, o ensino é uma transmissão de informações.
A DIDATICA E A SUA RELAÇAO COM O CURRICULO, METODOLOGIA ESPECIFICA, PROCEDIMENTOS E TECNICAS DE ENSINO.
O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática; o ensino inclui tanto o trabalho do professor e a atividade de estudo dos alunos. O processo e o resultado é a assimilação solida o conhecimento sistematizado e o desenvolvimento da capacidade de compreensão (cognitivas).
Muito se tem falado sobre a Educação no Brasil. O que mais se ouve é que, no Brasil, existe um déficit educacional; tendo o governo se comprometido em envidar esforços para sanar o déficit. Sem “chover no molhado”, gostaria de levantar a questão sobre outro ponto de vista: Se não temos ensino; como teremos Educação? Para entender o que digo; é necessário explicar primeiro a diferença entre ENSINO e EDUCAÇÃO. Para isso, irei parafrasear o ilustríssimo professor e educador Albino Spohr. “O ensino, que é instrução, se dirige ao intelecto e o enriquece. A educação