didatica
CRISE NA EDUCAÇÃO: POR QUÊ?
Os Educadores decepcionados com a educação nas escolas, por que as escolas não conseguem ter o resultado que gostaria, no sentido de informar e formadores, varias táticas foram implantadas, mas nenhuma trouxe o resultado esperado.
As crises nas escolas se tratam de valores, e as escolas sendo uma instituição social reflete na crise de valores que atinge a sociedade.
Antigamente a função das escolas eram integrar os homens na sociedade como um todo, independentemente do ser que se tornariam.
Os educadores estão um pouco perdidos, pois não sabem o sentido para que estão educando, pois quem esta ali para aprender não tem interesse algum.
Usando a moderna terminologia da cibernética, que no modernismo em matéria de educação diríamos que a escola precisa tomar uma atitude de qual será o “out put” do sistema, pois isso não é fácil, a própria sociedade não define seu protótipo de homem.
A sociedade esconde esse homem, por que há um conflito de valores proclamados, e os reais. O ser humano é egoísta, porem são capazes de inventar e progredir.
Por tanto, tendo isto como pressuposto o humanismo se caracteriza pela valorização do ser humano como um fim de si mesmo; pelo respeito, a individualidade, crença na liberdade do homem poder escolher e agir de forma autônoma, pela crença no autoaperfeiçoamento, pois um ser que é capaz da invenção (pensar) isto em constante evolução, e por fim cada homem passa a cumprir seu destino com honestidade, dignidade que a condição humana requer os valores humanísticos pregam a igualdade de oportunidade e a solidariedade humana. Em síntese, esta seria a profissão de fé de um humanista.
A sociedade oriental do século xx não se importa pelo o que você é, e sim pelo que você tem, resumindo o dinheiro fala mais alto na sociedade.
É esse choque de valores que