Dicionário de termos
A genética
Genética - (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
DNA - sigla para Ácido Desoxirribonucleico, uma macromolécula em forma de dupla hélice que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
Gene - é composto por ADN, que codifica a informação necessária para que as células vivas possam produzir proteínas. Nos seres humanos, esta relação verifica-se através de características hereditárias, tais como a cor do cabelo ou dos olhos.
Cromossomas - são as unidades hereditárias de todos os seres vivos, já que neles estão contidos os genes responsáveis pela codificação da informação genética
Alelo dominante – designação do alelo que, estando presente num dos dois cromossomas do par, é capaz de, por si só, exprimir uma dada característica, por exemplo olhos castanhos.
Alelo recessivo – denominação genericamente atribuída ao alelo cuja expressão depende da sua presença simultânea nos dois cromossomas homólogos.
Genótipo – corresponde a colisão de genes de que o individuo é obtado aquando a sua conceção, é o projeto genético de um organismo.
Fenótipo – designa o conjunto de características observáveis que resultam da interação entre o genótipo e o meio ambiente. Preformismo – é uma teoria determinista que explica o desenvolvimento embrionário, como um simples crescimento do organismo, designado de homúnculo, ou pequeno homem, o que indica por si só que esta teoria explica que o ser humano já está à partida formado, tendo em si mesmo, todas as características que tem quando adulto.
Epigénese – afasta-se do Preformismo, considerando que no processo do desenvolvimento, ocorrem potencialidade que não estando presentes no ovo, se desenvolvem por