DICIONÁRIO DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Este dicionário foi constituído a partir da observação e percepção dos alunos do 1º Período do 2º Módulo dos cursos de Ciências Contábeis e Secretariado
Executivo nas aulas de Teoria Geral da Administração da Unidesc.
Professor orientador: Cristiano Caruso Rinaldi dos Santos
A
1- Administrador: Pode-se dizer que é um profissional habilitado a exercer funções gerenciais dentro de uma empresa ou organização.
2- Autoridade: Corresponde ao poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade.
B
1- Barganha: É o ato de trocar, discutir o preço para comprar mais barato, negociar, fazer propostas e contra propostas de modo a obter um lucro.
2- Bens e serviços: conjunto de todos os produtos e serviços oferecidos pelas empresas e destinados ao consumo.
C
1- Capitalismo: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
2- Capital humano: capacidades, conhecimentos, atributos das pessoas, a serviço das organizações.
3- Criatividade: maneira de pensar que gera novas ideias.
4- Competitividade: termo para designar a intensidade da competição com que as empresas competem entre si em um determinado mercado
5- Controlar: É certificar - se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.
D
1- Delegação: São distribuições de tarefas e responsabilidades aos colaboradores. 2- Disfunção: Características que devem ser atípicas nas instituições, de acordo com o conceito burocrático de Max Weber.
E
1- Eficácia: sucesso nos resultados alcançados, conseguir atingir os objetivos. 2- Eficiência: o fazer bem, utilizar adequadamente os recursos organizacionais disponibilizados, fazer bem as coisas.
3-